O surreal obscuro de Joel Peter Witkins.

Voltemos aqui com um pouco de arte. Joel Peter Witkins, o cara fotografa misturando gente com alterações genéticas; cadáveres; animais; objetos altamente simbólicos e qualquer outra coisa que dê o clima certo ao trabalho. Fora todo o rolé que deve ser pra achar as coisas a serem fotografadas, ele dá às fotos um tratamento; que vai da química ao desgaste manual dos filmes, invejável. Toda a obra dele possui esse clima surreal mórbido que pouurann… é foda. Todo esse universo foi construído, quase como se fosse orquestrado, de uma forma extremamente harmoniosa ao longo da trajetória dele. Presenciar mortes humanas na infância, contato com freakshows, servir ao exército em guerras e pais extremamente religiosos, de religiões diferentes vale salientar, fazem parte do caldeirão que resultou em um dos fotógrafos mais drááá que eu conheço…

Woman with severed head. 1982

Mother of the future. 2004

Story from a book. 1999

Os trabalhos de Witkins são muito conhecidos e polêmicos, justamente pela parte de usar cadáveres. Confesso que alguma coisa me faz ficar bem mais incomodado com os trabalhos que ele utiliza animais que com trabalhos com um pedacinho de morto aqui ou ali. Eu poderia postar aqui uma ultra galeria com vários e vários trabalhos dele, mas tenho certeza que você sabe usar o google; juro, não dá trabalho.

Le balsier. 1982

Portrait of a Dwarf. 1987

Witkins tem mestrado em artes pela universidade do Novo México até onde eu sei,  joga desgraçadamente com toda uma referência visual às obras renascentistas e com os primórdios da fotografia nas fotos que faz… além das referências surreais óbvias. Simplesmente: mais foda que 90% (ou mais) das capas de álbuns de bandas altamente du mal existentes por ai, só digo isso pra você do mundo, do rock.

Anúncios


Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s