De um ao infinito

Um homem assumiu uma missão, uma missão que nunca conseguiria cumprir, jogou-se numa prisão para seus próprios dias. Roman Opalka decidiu em 1965 que contaria até o infinito, iniciou sua contagem em uma tela com 196 x 135 cm; medidas exatamente iguais a todas as outras que pintou em sua vida. Chamou seu trabalho de “1965/ 1- ºº “, cada uma das telas pintadas por opalka era um “Detalhe“, todas iniciavam no número posterior ao último pintado na contagem, do canto superior esquerdo ao inferior direito, igual a como escrevemos normalmente. Os detalhes eram feitos sem espaços, sem vírgulas, sem pausa. Um preto sobre branco posteriormente, em 1968, transformado em preto sobre cinza; para remover qualquer siginificação do fundo. No mesmo ano, passa a gravar sua voz pronunciando cada número pintado e a fazer fotografias idênticas de si mesmo diante de cada detalhe terminado. Em 1972 adciona um pouco de branco a cada detalhe, esperando pintar branco sobre branco em 7777777.

Uma vida dedicada a um trabalho infindável. Isso era a construção de uma obra singular, gigantesca e densa. “Uma única coisa, uma única vida.” como Opalka mesmo se definia.Tudo encerrou-se em agosto de 2011 em 5607249, Opalka finalmente chegou ao fim de sua contagem; de sua vida.

Certo, tudo que está ai é facilmente encontrado na wikipedia (advinha de onde eu tirei isso?) Mas, consigo dificilmente pensar um artista que tenha mais a ver com o espírito desse blog aqui que Opalka. O trabalho dele é monstruosamente denso e carregado, monocromático como tudo aquilo que é fuderoso deve ser e de uma beleza poética fenomenal; além de ser fuderoso visualmente também. Nunca tive o prazer de ir a alguma exposição na qual o trabalho dele participasse, mas imagino que mergulhar o olhar na imensidão do 1965/ 1-  ºº de Opalka seja como acompanhar uma vida congelada em um instante; deve ser como traçar seu caminho por inteiro através do tempo, foda. Imaginar uma dedicação dessas é coisa para poucos.

https://i2.wp.com/roman.opalka.pagesperso-orange.fr/images/wpe16.gif

Anúncios


Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s